Vender tintas pela internet em 2022 já foi um desafio e tanto, você não acha?
E ao que tudo indica, parece que 2023 não vai ser muito diferente. Isso porque passamos por eleições extremamente polarizadas, copa do mundo, dentre outros fatores.
Por esse motivo, encontrar novas formas de divulgar sua loja de tintas é essencial para sua sobrevivência futura.
Já que em tempos de crise, é muito comum que o lucro da sua loja de tintas despenque, e você precisa fazer alguma coisa se quiser recuperar essa perda.
Aprenda dicas e comece a aumentar as vendas da sua loja.
O consumidor tende a cortar todo tipo de produto que considera inútil e economiza bastante durante o lazer de fim de semana.
Outro fator que tem grande influência nos resultados da sua loja de tintas, é o seu tempo de atuação e sua especialidade na área.
Se você acabou de entrar no segmento de tintas, provavelmente levará algum tempo para se tornar conhecido e alavancar o seu negócio.
Agora que você já entendeu esses 4 passos, vamos destrinchar algumas estratégias que você pode usar imediatamente para ver o lucro da sua loja de tintas decolar.
O marketing, em especial o digital, é essencial para qualquer negócio de tintas sobreviver em 2023.
Não importa se as suas vendas acontecem pela internet ou de forma tradicional, é o marketing que será responsável por gerar uma enorme demanda de clientes e segmentar o seu público.
Adotando uma boa estratégia de marketing, você entenderá as reais necessidades e desejos dos seus clientes e vai começar a se destacar diante dos seus principais concorrentes.
A comunicação entre sua empresa e o seu público-alvo é a primeira coisa que você precisa ter em mente para fidelizar e criar vínculos com os consumidores.
Vai ser bem difícil vender um produto para outra pessoa se nem você mesmo acredita no potencial dele. Saiba falar sobre a sua empresa, quais são as suas missões e objetivos, a sua filosofia, porque o seu serviço é importante e o que mudará no dia a dia do seu cliente.
Lembre-se, estamos todos buscando um produto que resolva algum tipo de problema.
Cabe a nós, que vendemos tintas, entender se essa motivação é interna ou externa e explorar ela através da nossa comunicação e do marketing.
Geralmente, os fabricantes de tintas já possuem valores pré-estabelecidos e conhecidos pelos seus consumidores.
Estude o seu potencial cliente.
Descubra qual é a sua faixa etária, sua condição social, descubra o que ele considera uma prioridade e como ele gosta de ser tratado.
Criar um relacionamento com um público fiel faz com que ele crie apego pela sua marca, sempre dando preferência a ela.
Caso já tenha investido em estratégias e ferramentas para fidelizar seus clientes, essa é uma ótima maneira para conhecer todos seus clientes de perto e observar seus hábitos de consumo.
Invista na capacitação dos vendedores de tintas da sua loja.
Lembre-se que eles são responsáveis por estimular seus clientes e são os artilheiros do time de marketing.
Pois, estão encarregados de marcar o gol da vitória depois que nós do marketing tocamos a bola para eles.
Para atingir bons resultados, seus vendedores precisam estar motivados, felizes e sabendo exatamente o que devem fazer.
A pior coisa do mundo é chegar na loja e sermos cobrados por um resultado que desconhecemos ou não sabemos o que será preciso fazer para alcançá-lo.
Por isso, invista em Workshops, treinamento, faça um plano de comissionamento, reconhecimento e estabeleça um plano de carreira.
Estes são alguns benefícios que capacitam e estimulam o crescimento profissional.
Confraternizações, eventos em lugares externos e até aquelas famosas plaquinhas de funcionário do mês deixam o clima de trabalho mais leve e tranquilo.
Passar perrengue quando se tem uma loja é uma coisa muito normal no mundo dos negócios.
Muitos empreendedores que hoje são milionários, começaram sua lojinha do zero e tiveram muitos altos e baixos ao longo de sua história.
Mesmo se o caminho parecer difícil, não desista!
Tente mudar os planos, olhe a situação com uma nova perspectiva e esteja disposto a recomeçar, se for necessário.
Aumentar as vendas da sua loja de tintas não está relacionado apenas ao preço baixo, mas também à qualidade, ao relacionamento com seu cliente e a forma que você administra o seu negócio.
A gestão pode alavancar ou eliminar uma empresa — é preciso ter a capacidade de liderança e organização para tomar as decisões certas.
E eu sei que todo vendedor ou empresário do setor de tintas possuem esse tipo de capacidade de sobra.
Fundador da Rampe, trabalha com tintas desde 2003. Foi vendedor, coordenador e gerente de vendas. Atuou em empresas como WEG S/A, Axalta S/A, tintas abc, bela tintas, industria tempo, entre outras. Estudou química, processos gerenciais e estuda e executa projetos de marketing há 12 anos.
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