Aprenda com este passo a passo como vender tintas pela internet em 2022 e alcance resultados de vendas que não estão no GIBI.
O que pretendo revelar neste artigo pode chocar muita gente que vende tintas há anos…
Ao chegar no final dessa leitura você irá desvendar os segredos de uma estratégia de marketing integrado a vendas, capaz de acordar potenciais compradores de tintas em sono profundo.
Fiz o trabalho pesado de casa para apresentar para você nesse texto o poder de uma estratégia de marketing que ensina como vender tintas pela internet em 2022.
E ainda testei muito do que vou te apresentar em empresas de tintas que trabalhei e ainda utilizo boa parte delas em clientes que contratam os serviços da Rampe Marketing.
Essa estratégia de marketing pouco conhecida e acrescida do sistema de 3 passos para você nunca mais falhar no seu marketing, farão você dar cor e brilho em sua própria estratégia de marketing e começar a vender mais tintas pela internet.
Vai salvar seu tempo.
Seu dinheiro.
E ainda vai salvar a reputação do seu negócio de tintas, por ser uma estratégia precisa, poderosa, inteligente e feita por quem entende de tintas de verdade.
Então, por favor, não leia esse artigo. Devore-o!
Segundo a meetime, que é um dos principais canais que acompanho sobre o tema de vendas, tanto o Blog da meetime quanto o podcast cast for closers, o Google revelou recentemente a lista dos tópicos mais procurados durante o ano de 2021.
Um deles chamou muito a minha atenção:
Que atire a primeira pedra quem trabalha com vendas de tintas e nunca fez alguma pesquisa ao menos semelhante a essa no Google ou no ChatGPT.
Seja naquele dia que as coisas não dão certo e uma pesquisa desse tipo é uma tentativa de se animar. Ou, quando tá tudo indo bem e você quer descobrir como fazer para se sair ainda melhor.
Parece que estamos começando uma nova jornada desafiadora, e mesmo não gostando de ser portador de más notícias, preciso ser honesto com você.
O real não está valendo quase nada.
E a projeção de crescimento do PIB dada pelo governo para o ano de 2022 é ridícula.
Como se não bastasse ainda é ano de eleição para presidente.
Ainda temos que lidar com o preço da gasolina nas alturas, redução da emissão de gás no planeta e nos tornar negócios de tintas mais sustentáveis em 2022.
É meus caros amigos do setor de tintas, esse ano de 2022 será desafiador para quem vende tintas.
E também pode ser um bom ano.
Já que depois de grandes tempestades surgem grandes vitórias e também grandes derrotas.
Você precisa escolher onde deseja estar.
Em anos difíceis, existe um padrão que se repete. É um comportamento adotado por alguns empresários ou gestores do segmento de tintas que são mais conservadores.
Eles costumam costurar seus bolsos e reduzir drasticamente seu investimento em estratégias de marketing.
Então você precisa formar uma equipe de vendedores que saibam trabalhar com inteligência.
E quando digo inteligência, não estou querendo dizer que você seja burro, e sim que você precisa conhecer estratégias de inteligência comercial.
Você precisa parar de bater em portas de clientes que só vão dizer não para você.
Precisa estudar o cliente, fazer uma investigação do seu segmento e parar de uma vez por todas de queimar o seu dinheiro.
Senão você vai continuar tendo prejuízo e dor de cabeça.
Depois que tive o prazer de me tornar coordenador de vendas no segmento de tintas, treinei a minha equipe para adotar um tipo de mentalidade.
É fato que barganhar faz parte da natureza humana. Agora, quando a barganha é demais ninguém aguenta.
Até porque isso não é uma briga.
Em uma briga alguém precisa perder para o outro ganhar. Não queremos tornar isso uma briga pessoal.
E francamente, ninguém quer ter clientes assim.
Agora, o que recomendo de verdade para você se tornar um bom vendedor de tintas em 2022?
Livre-se da armadilha do ego.
Desculpe ser sincero, já fui muito egocêntrico. Me achava a última bolacha do pacote.
Tive lições de vida valiosas que ensinaram o contrário.
Isso me provou que era preciso corrigir esse tipo de comportamento.
E esse comportamento é o microgerenciamento.
Isso me libertou das amarras que me prendiam ao maldito vendedor ultrapassado que vivia dentro de mim.
Aquele centralizador e fominha.
E quando pude entender que tinha uma equipe para coordenar, percebi que não era sobre mim, e sim sobre as pessoas que precisavam da minha ajuda.
A verdade é que quanto mais você achar que sabe de tudo, menos chance de aprender algo novo você terá.
Vai ser ultrapassado.
Ficará para trás e continuará sendo engolido pela concorrência, sem ao menos saber o motivo.
Portanto, terceirize o trampo que você não sabe fazer para outras pessoas. Você não é bom em marketing? Então contrate marketeiros de verdade.
Pare de pensar que contratar um serviço é perder dinheiro.
Quanto vale o seu tempo?
Você prefere delegar funções para alguém que sabe o que está fazendo e pretende criar uma estratégia de marketing para o seu negócio de tintas, ou prefere ficar perdendo tempo com algo que não é a sua prioridade?
Não nascemos para viver sozinhos.
Entendo o quanto pode ser desafiador mudar um comportamento, já que o nosso cérebro é preguiçoso e também somos carregados de crenças e hábitos.
Muitas dessas coisas foram herdadas dos nossos familiares ou surgiram no início da nossa vida.
É preciso fugir disso.
Corte as amarras que prendem você a esse tipo de hábito, crença ou comportamento.
Uma vez, coordenei um representante de vendas de 72 anos de idade que tinha uma experiência de vida incrível.
Às vezes o seu gênio interno tomava conta do seu corpo e às vezes era difícil de lidar.
Percebi o quanto era difícil para ele modificar uma vida carregada de crenças, hábitos e contestar tudo que ele tinha aprendido na vida.
Quando me tornei gestor de vendas, estudei marketing, vendas e o comportamento humano.
Desenvolva a capacidade de entender as pessoas, você será capaz de mudar qualquer jogo e adaptar-se a qualquer realidade.
Você é aquela pessoa ligada na revolta das máquinas? Que acredita que elas vão roubar os nossos empregos?
Na verdade, elas já fizeram isso há muito tempo. Poucos de nós percebeu.
Só que é preciso estar sempre com um olho no passado para enxergar o futuro.
E percebo quantas dessas inovações ridículas viraram lixo.
Pessoalmente, utilizo bastante tecnologia para automatizar tarefas operacionais e repetitivas.
Isso me dá mais tempo para ligar para clientes, conversar com minha equipe, tomar café com clientes, criar coisas novas.
Não fico resmungando pelas esquinas.
Aproveito essas mudanças e às adapto ao meu negócio. Foi exatamente isso que aprendi a fazer há 11 anos atrás quando entrei para essa bolha digital.
Isso significa que tudo que você aprendeu não é mais válido?
E aí que nós entramos no próximo tópico…
Atualize-se e adapte o seu passado ao futuro.
Crie o seu futuro.
Você é dono do seu próprio destino. Ninguém é culpado do que acontece na sua vida, somente você mesmo.
Seja você um vendedor, gestor de vendas ou proprietário de uma empresa de tintas, sua mentalidade influencia todos que estão ao seu redor.
Mentalidade fraca, equipe fraca.
Mentalidade inovadora, equipe inovadora.
Uma das coisas mais importantes que aprendi na minha própria carreira de vendedor e gestor é que precisamos estar sempre nos atualizando.
O conhecimento está espalhado por aí.
Você só precisa agarrar o que precisar, aplicar, errar e seguir em frente.
Caia rápido e levante mais rápido ainda.
O erro vai acontecer na sua jornada meu colega. Enfrente isso para sobreviver nessa selva de pedra.
Seja bom em uma coisa só.
Você não precisa saber fazer tudo, precisa saber delegar.
Depois que fundei a Rampe Marketing, decidi que iria focar em fazer uma coisa bem, nada mais. É por isso que não divulgamos a marca em todos os canais, fazemos um zilhão de conteúdos ou ficamos nos matando por aí.
Esse texto é sobre você, estou simplesmente usando a minha história como exemplo.
Estou apenas usando o contexto da minha própria vida pessoal, do meu ponto de vista e dos maiores erros que cometi para entender.
Portanto, menos é mais.
Faça uma coisa e seja o melhor naquilo que você se propõe a fazer.
Você é um vendedor de tintas automotivas? Então seja o melhor, mais descolado e moderninho vendedor de tintas automotivas, ou crie uma equipe que seja desse jeito.
Não importa qual é a linha de produto ou marca de tintas que você trabalhe, o mais importante é que você tenha dedicação e seja reconhecido por isso.
Estude profundamente o assunto, seus clientes e descubra as brechas que os seus concorrentes ainda não enxergaram.
Você é um gestor de vendas de tintas, empreendedor ou empresário? Crie uma equipe poderosa, espelhada nessa realidade que mencionei.
Um time com mentalidade poderosa.
Agora, antes de mergulharmos mais a fundo no tema que ensina como vender tintas pela internet em 2022, quero dividir com você o motivo que me fez vir parar nas redes sociais e quais foram os resultados que obtive com essas ações.
O ano era 2011, lembro que na época estava assumindo uma vaga para cuidar do departamento interno de vendas de uma famosa rede de lojas de tintas.
O meu escritório ficava na matriz dessa rede de lojas de tintas e bem ao lado do escritório dos diretores.
Trabalhávamos em três pessoas nesse escritório, eu na prospecção e gerenciamento de contas corporativas. uma pessoa no financeiro e outra no atendimento.
Minha rotina era abrir o Google todos os dias, visitar diretórios de segmentos e buscar clientes com o perfil da empresa.
Naquela época vendia produtos para concessionárias de veículos, indústrias nacionais e multinacionais que precisavam comprar tintas para manutenção, escolas técnicas como o Senai, construtoras, transportadoras e também empresas de ônibus.
Entretanto, confesso que o meu foco sempre foi mais voltado para concessionárias de veículos, oficinas de funilaria e pintura de pequeno e grande porte, transportadoras.
Sempre gostei de ficar acertando cor, promovendo workshops, demonstrações e negociando com clientes.
Neste caso vendíamos máquinas de tintas automotivas, complementos de pintura da Roberlo, Mothers, lixas Indasa, produtos da Norton abrasivos, 3M.
Quando o cliente dava uma abertura, convocava o técnico da fábrica e íamos juntos fazer uma demonstração do produto.
Após essa demonstração, minha missão era partir para o segundo nível, neste caso marcar uma reunião com o diretor ou gerente de um grupo de concessionárias, dono de oficina ou comprador de uma transportadora ou indústria.
É assim que seguia o trabalho de prospecção.
Lembro como se fosse ontem, que a tarefa de vender tintas pela internet tinha um processo:
E todos os dias fazia o envio de uma cópia daquela planilha para o diretor da loja.
Mesmo sendo um processo de vendas pela internet meio arcaico, havia uma transparência. Hoje, na comunidade máquina de vendas ensino gestores e times de vendas a usar o CRM.
Lembro que naquela época, até o tamanho do cliente e o seu potencial de compra levantava. É por isso que engana-se quem pensa que a tarefa de vender tintas pela internet é resumida somente a uma loja virtual.
Hoje em dia, o processo de vendas de tintas começa pela internet.
Na época, nossa única fonte de aquisição de clientes era o site, só que não era feito nenhum trabalho de otimização para o Google ou tráfego pago pelo Google Ads.
Era prospecção e outbound na veia.
O tempo foi passando e aos poucos fui me aperfeiçoando em marketing, fui colocando em prática o que aprendia na faculdade, cursos e seminários, e então misturei isso com meu processo de trabalho.
Alguns meses depois os resultados começaram a surgir – e foi então que chegamos a 6 dígitos de faturamento somente através desse canal. Dá para acreditar? Agora, para aqueles que já vendem tintas dessa forma, sabe que é possível.
Afinal, como vender tintas pela internet em 2022?
Quando você vai construir uma casa, a primeira coisa que você precisa ter em mente é o tamanho da casa.
Se você for construir uma casa térrea hoje, e pretende construir um sobrado no futuro, você vai precisar fazer uma fundação reforçada, levando em consideração que no futuro, você não vai poder tirar a casa de cima para reforçar a fundação.
Para isso, você normalmente vai em um escritório de arquitetura e faz a planta do seu projeto. Na sua empresa de tintas, quando você vai construir seu plano de marketing, recomendo que você siga esses 3 passos para sua empresa de tintas não falhar no marketing:
Fazendo isso você saberá exatamente quem são seus concorrentes, conhecerá suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.
Esses 3 passos são a sua fundação.
A propósito, caso você não saiba como fazer isso, escrevemos um livro que ensina você a colocar em prática esses 3 passos, para garantir uma cópia é só clicar no banner abaixo.
Com a fundação bem forte, no futuro, quando você começar a crescer ou sua empresa possuir várias lojas, você vai conseguir revisitar o seu plano de marketing original e saber o que deu certo ou errado.
E o melhor, fazendo tudo isso a sua equipe trabalha em sintonia. Eles saberão exatamente o que fazer – e como fazer.
Você está lembrado que um pouco mais acima neste conteúdo, mencionei que buscava clientes com perfil desejado no Google, listava todos eles em um planilha, depois pegava o telefone, ligava e marcava uma reunião?
Sempre que você estiver pensando em como vender tintas pela internet em 2022, é lembrar do caminho percorrido pelo comprador de tintas antes que uma venda aconteça.
Às vezes o interesse dele pela sua empresa começa porque achou você em uma busca no Google, ou foi impactado por um conteúdo que você publicou nas redes sociais.
E quanto mais canais seu negócio de tintas estiver sendo divulgado, mais chances de começar um relacionamento com um potencial comprador de tintas você terá.
No entanto, quantidade nem sempre é qualidade. Não basta divulgar sua empresa de tintas em qualquer canal, precisa ser naqueles canais que o seu público está reunido.
Fóruns, grupos, etc.
Lembre-se que os canais de marketing também são complementares a sua estratégia de vendas, quando mencionei que fazia ligações para agendar visitas e demonstrações, sabia que a venda não iria terminar no telefone, sabia que ela começaria pelo telefone.
Hoje você tem o YouTube, Instagram, Facebook, TikTok além de outros. E você concorda que é uma missão quase impossível estar em todos esses canais ao mesmo tempo?
Tão importante quanto saber como vender tintas pela internet em 2022, é entender qual é a estratégia mais eficaz para o seu momento atual.
Alguém propôs que você publicasse artigos.
Então você foi lá e contratou um freelancer para fazer isso. O artigo ficou lindo, cheio de palavras-chave, conteúdos em imagem e mais uma dezena de coisas. Você publicou no seu blog com objetivo de trazer mais compradores de tintas.
Só que o tempo passa e nada das vendas acontecerem.
Você pensa: “ué, disseram que isso daria certo?”…
Nem sempre isso dá certo.
Um artigo é super útil para ser um conteúdo de longo prazo, e com o tempo ele vai trazer bons frutos para o seu negócio de tintas, ele leva cerca de 3 meses para aparecer no Google.
Não pense que publicar artigos pode ser algo perdido, pois ajuda seus clientes a avançarem na jornada de compra. E é neste ponto que essa ação faz com que você ative o poder do digital e comece a aumentar suas vendas de tintas.
Porque ao invés da sua equipe comercial ter que passar 3 horas explicando para o comprador de tintas algo sobre um produto, eles podem enviar um artigo que responde às suas dúvidas.
Esse artigo vai gerar aquele: “ah, agora entendi! E você vende esse produto ou resolve esse tipo problema, quanto custa?”
Isso é o acontece com o funil de vendas.
Entendeu agora?
Esse processo de conscientização faz parte da venda. E sem um plano de marketing de 3 passos a sua estratégia pode falhar, por isso recomendo que você construa o alicerce da sua estratégia de marketing.
Para quem conhecer o público ideal e souber quais problemas seu produto resolve, ou problemas que seus potenciais clientes enfrentam, fazer esse tipo de estratégia será cada vez mais simples.
Para aqueles que desejam aprender a fazer isso de forma profissional, temos um canal no Youtube com uma série de vídeos que ensinam você a fazer isso.
Vamos a um exemplo mais concreto?
Você definiu como meta criar um Instagram para o seu negócio de tintas. O objetivo é construir reputação e gerar ação de potenciais compradores de tintas.
Quero que as pessoas chamem a minha equipe no privado (mensagens), cliquem na BIO para visitar o meu site ou preencham o formulário e agendar uma reunião.
Pensa comigo, alguém acabou de ser impactado pelo seu conteúdo no Instagram, de repente essa pessoa recebe uma ligação no celular. Ela vai atender essa ligação e esqueceu que estava na sua rede social.
Poucos segundos depois o algoritmo faz você desaparecer e esse potencial comprador de tintas esquece que você existe.
É por isso que na Rampe Marketing, nós criamos a Etapa 4:
Nessa etapa nós garantimos que essa pessoa que normalmente iria esquecer que você exista, seja impactada por um anúncio da sua loja nas redes sociais.
Ao invés da interrupção abrupta minar suas chances de vender tintas, nós retomamos esse contato.
E então nós chegamos a Etapa 5: repetir e enxaguar.
Na Etapa 5 nós vamos calibrar o processo de marketing e garantir que sua equipe de vendas receba os contatos mais qualificados para vendas.
Pessoas, processos e tecnologia ajudam a engordar nosso pipeline de vendas.
E acredite, faturamento é para as empresas o que o Ar é para nós, seres humanos.
Com isso nós podemos prever as datas para novas vendas acontecerem, estimar uma data de fechamento, ajustar com o fluxo de caixa, contratar novos fornecedores, mudar de clientes.
O marketing e a venda influenciam em todo processo do seu negócio de tintas. Contudo, tome muito cuidado para não tornar seu crescimento em um PROBLEMA ainda maior.
Depois de 17 anos no segmento de tintas, descobri que muitas empresas dizem que o seu problema é vender, e quando você descobre o histórico da empresa, percebe que o maior problema é a retenção de clientes.
Ou seja, conseguem atrair um monte de clientes e querem tratá-los de qualquer jeito, pensando que o cliente é obrigado a comprar na sua empresa de tintas.
Você não achou que ia aprender como vender tintas pela internet em 2022 para ficar de boa com seus pés em cima da mesa, não é mesmo?
Dancinhas, postagens fofas nas redes sociais, um monte de gente dizendo para você ficar por trás das câmeras. É meus amigos vendedores, gestores e proprietários de empresas de tintas, não existe almoço grátis.
Você precisa pegar o telefone, fazer visitas e continuar colocando lenha na fogueira, senão a coisa toda não vai acontecer. Aqui não importa o tipo de cliente que você atende, se são empresas B2B ou consumidor final, você precisa se manter na atividade.
No entanto, imagino que muitos de vocês tenham vergonha de ligar, não sabem o que dizer ou mal sabem como qualificar um cliente.
Antes da Rampe Marketing, comecei a gravar uma série de aulas para a comunidade máquina de vendas. Em uma das aulas, ensino a fazer o ICP (Ideal Customer Profile), ou perfil ideal do cliente.
Também existem algumas perguntas que você precisa formular para derrubar uma objeção de vendas.
Você também vai precisar aprender a qualificar um cliente durante uma reunião, buscando entender quando vale a pena seguir para uma segunda reunião ou quando é hora de parar essa prospecção.
Isso acontece porque muitas vezes o potencial comprador acendeu um alerta na sua equipe, só que na reunião, você percebe que não vai poder ajudá-lo.
Imagine que você vende tintas de alta tecnologia da AkzoNobel, o cliente ficou interessado pelo produto, só que você descobre na reunião que ele não possui uma estrutura adequada para comportar essa tecnologia ou não tem investimento disponível.
É neste ponto que você precisa descartar esse potencial negócio, pegar o telefone e seguir para o próximo da lista. Um dia esse cliente vai entrar novamente neste processo, você precisa estar pronto.
Existe uma estatística que diz que a cada 1 potencial comprador perdido na prospecção, você precisa colocar mais 10 potenciais compradores no lugar.
Mesmo não sendo um estatístico, já vi isso acontecer mais de uma dúzia de vezes.
É daí que surge a importância do marketing na sua estratégia de prospecção.
Vamos a outra analogia…
Imagine que o seu time de vendas é um trem a vapor….
O que um trem a vapor precisa para continuar em movimento?
Você respondeu à lenha? Então você acertou.
Agora, imagine que nós, da Rampe Marketing, somos a lenha que mantém esse vagão em movimento.
Confesso para você que a maioria das empresas de tintas que trabalhei não faziam marketing. Na verdade, fazíamos isso pelas vias offline.
Brindes, feiras, eventos, demonstrações, workshop e webinars.
Falando de prospeção, um dos tipos de conteúdo que mais convertem são os seminários online, eles são conhecidos como webinars.
Você grava uma aula, hospeda ela no YouTube em modo não listado, cria uma página de captura com um formulário e manda o convite para sua lista de clientes assistir.
No final você pode fazer um pitch de vendas e consegue ganhar uma boa receita.
Óbvio que você precisa gerar uma expectativa de antecipação.
Não basta gravar e entregar esse conteúdo de qualquer jeito.
Você também precisa definir uma meta para essa ação, que pode ser gerar potenciais compradores qualificados ou fazer vendas.
A Suvinil acabou de lançar a loja ao vivo da Suvinil, que funciona das 11 às 18.
Você pode entrar na loja, escolher o produto no e-commerce e fazer perguntas ao vivo. Em seguida, a própria suvinil indica a loja mais próxima para você comprar o produto desejado.
Continuando…
Bem como expliquei para você sobre a estratégia do Instagram, o vídeo também funciona muito bem para você vender tintas em 2022.
Além do mais, 93% dos profissionais de marketing que usam vídeo dizem que é uma parte importante de sua estratégia de marketing – um aumento de 92% em 2020, tornando-se o maior percentual de qualquer ano desde 2015.
O dado mais impressionante é que 87% dos profissionais que fazem marketing através do vídeo relataram que o vídeo oferece um ROI positivo – um mundo longe dos humildes 33% que se sentiam assim em 2015.
Isso poderia muito bem ser atribuído a um maior entendimento de como usar o vídeo, bem como como rastrear e quantificar seu impacto.
Basta olhar esse gráfico para perceber que em 2022, a sua estratégia de como vender tintas pela internet precisa ter uma boa dose de vídeo.
Quando assumi um cargo de coordenador de vendas em uma multinacional fabricante de tintas, o maior desafio era levantar dados de clientes em potencial.
Prospectar clientes é fundamental para a sobrevivência de qualquer loja de tintas em 2022.
Não é recomendado que você saia atirando para todo lado, ou tente pegar clientes pelo colarinho.
Normalmente quando tinha que levantar dados de clientes em potencial, tinha o costume de anotar tudo que discutimos em uma reunião.
No entanto, isso gerava folhas e mais folhas de relatórios.
Hoje em dia, sempre que preciso revelar o tamanho de um segmento, como por exemplo: “usinas de açúcar em Ribeirão Preto”, supondo que o produto seja tinta industrial para usinas…
… procuro os dados em um dos softwares que ensino na comunidade máquina de vendas:
Então esse software que é conectado a base de dados da receita federal, traz para mim o tamanho das usinas em Ribeirão Preto:
Por mais que alguns dados não sejam 100% confiáveis, eles são um importante ponto de partida, pois é a partir dali que posso presumir que é um mercado que vale a pena trabalhar.
Então posso colocar meu time de vendas e marketing para prospectar naquela região.
Posso fazer anúncios segmentados que serão entregues somente ali através do Facebook Ads, YouTube Ads, Google Ads.
Então gravo um vídeo (webinar), lembra do webinar? Hospedo ele em um local que para assistir esse conteúdo, você precisa deixar seu nome, telefone e WhatsApp.
E do outro lado, conecto outros softwares de marketing e vendas, onde minha equipe de vendas recebe esses dados e são orientados a entrar em contato com quem se inscrever.
A ideia é ligar para entender quem é essa pessoa que se inscreveu, e entender se pode ser um potencial comprador de tintas.
Logo, isso demonstra que tenho um processo comercial, sei em qual mercado vou prospectar, meu marketing está trabalhando de forma segmentada e em conjunto com meu time de vendas.
Óbvio que você não pode sair por aí fazendo anúncios ou comprando qualquer ideia que colocam na sua cabeça.
Nem recomendo que você corra esse risco, por isso faça isso de forma mensurável.
E por fim, sua equipe de vendas já sabe que quando alguém se inscreveu para ver esse webinar, agora é preciso entrar em contato e marcar uma reunião de demonstração ou agendar a visita do seu vendedor.
Você percebeu que todos os canais estão voltados para a mesma estratégia?
O funil de marketing ou funil de vendas é como um rio que deságua no mesmo lugar.
Caso o webinar não traga resultado, você pode usar outro tipo de peça de marketing com essa mesma estratégia.
Lembre-se que anúncio é sempre um anúncio.
O mais importante é que você entenda que independente do canal, seja ele Instagram, Facebook, YouTube ou Google, eles são a lenha e você é a locomotiva.
Seu cliente não vai tomar a decisão de comprar suas tintas sozinho. Você vai precisar fazer isso acontecer em etapas como demonstrei.
É por isso que sou totalmente a favor da venda um a um. A venda pessoal. Onde o relacionamento pode começar online e terminar no presencial.
Será que ficou mais claro o conceito de como vender tintas pela internet em 2022?
Espero que você tenha compreendido o conceito de como vender tintas pela internet em 2022.
Pode parecer algo complicado e confesso que fui bem humilde no que expliquei para você até agora, e dá para fazer muita coisa mesmo.
E para deixar esse conceito ainda mais claro, vamos fazer um breve resumo em nossa conclusão final?
Como vender tintas pela internet [O GUIA DEFINITIVO 2022]?
Para vender tintas pela internet em 2022, você precisa primeiro definir qual é o segmento que você vai atender. Essa resposta vai depender do seu público-alvo: se são oficinas, construtoras, concessionárias, indústrias, ou todas as opções? Depois, é hora de contratar a Rampe Marketing, criar seu plano de marketing integrado a vendas, rodar uma ação de marketing e começar a pintar a sua marca na internet.
Fundador da Rampe, trabalha com tintas desde 2003. Foi vendedor, coordenador e gerente de vendas. Atuou em empresas como WEG S/A, Axalta S/A, tintas abc, bela tintas, industria tempo, entre outras. Estudou química, processos gerenciais e estuda e executa projetos de marketing há 12 anos.
Ao continuar em nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saber mais