O grupo fictícia tinta iniciou sua história em 1980 quando abriram a primeira loja de tintas na cidade de São Paulo. Hoje, são 13 unidades, laboratório de desenvolvimento e acerto de cor, setor de televendas, consolidando-se como uma grande rede de lojas de tintas.
Quando o Marcelo, que é proprietário da fictícia tinta, abriu suas lojas, os anúncios em jornal e revistas eram bem mais utilizados do que as mídias digitais.
Os leads recebidos pela empresa vinham do site da Fictícia.
Em seguida, eram enviados às lojas internamente.
Depois eram distribuídos entre os vendedores, que muitas vezes desperdiçavam muitas oportunidades já que não existia um processo para abordagem e trabalho com esses leads.
O site do grupo tinha em torno de 3.500 visitantes únicos por mês e o investimento em mídias pagas era alto, já que o orgânico não funcionava bem.
Pensando nisso, começaram um trabalho de SEO com foco em conversão.
Realizamos diversos testes A/B para entender o que funcionava melhor para o público.
Em paralelo, buscaram uma ferramenta de Automação de Marketing para iniciarem uma estratégia de Inbound Marketing.
Marcelo pesquisou algumas plataformas até conhecer a da Rampe Marketing:
Eu decidi pela Rampe por ser especializada em tintas, pela praticidade e por toda a negociação que tive com o Patrick.
Marcelo
Na nova estratégia, os leads recebidos do site da fictícia passaram a ser enviados ao CRM e nutridos via Automação de Marketing.
Também passaram a captar leads no próprio site, utilizando Landing Pages e Popups com temas como:
O primeiro e-mail que todos os leads recebiam era de boas-vindas e o objetivo era manter um relacionamento antes, durante e após a compra.
Os leads também eram enviados ao CRM e após um primeiro contato via WhatsApp para entender o que buscavam, os vendedores entravam em ação.
“O e-mail serve para mostrar para o cliente como ele é especial”.
O e-mail serve para mostrar para o cliente como ele é especial”
Com todo o trabalho, o site hoje recebe em torno de 45 mil visitantes únicos por mês.
No ranqueamento do Google, hoje são mais de 80 palavras entre a primeira e a terceira posição, enquanto antes eram apenas 30.
Também, passaram a ser gerados mais de 12 mil leads por mês, o que significa mais de 600 pessoas por dia conversando via WhatsApp com os vendedores da Fictícia tinta.
Isso garantiu um aumento de mais de 50% nas vendas de tintas, passando de em média 850 por mês para mais de 1300.
Além da estratégia do digital, segundo Marcelo:
“Qualidade do atendimento e boca a boca também fazem muita diferença.”
Marcelo
Para o futuro, o plano é claro:
Até dezembro de 2022 a meta é alcançar 100 mil visitantes únicos no site, aumentar 20% fluxo de oportunidades para vendas e melhorar ainda mais o atendimento.
Além disso, a Fictícia tinta quer focar no uso da Inteligência artificial para criar uma nova régua de relacionamento com os clientes, utilizando chatbot.
Você percebeu que os resultados da Fictícia tinta contaram com ajuda de estratégias de marketing digital?
Comece criando landing pages, e-mails, automatize tarefas operacionais, e integre marketing e vendas, da mesma forma que a Rampe marketing fez com a fictícia tintas.
Essas ferramentas são fundamentais para você começar a gerar ou melhorar seus resultados de marketing e vendas com pouco investimento.
Sua loja também pode dar esses passos e ainda contar com um time especializado em tintas que vai apoiar você no desenvolvimento de toda sua estratégia.
Fundador da Rampe, trabalha com tintas desde 2003. Foi vendedor, coordenador e gerente de vendas. Atuou em empresas como WEG S/A, Axalta S/A, tintas abc, bela tintas, industria tempo, entre outras. Estudou química, processos gerenciais e estuda e executa projetos de marketing há 12 anos.
Ao continuar em nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saber mais