Alguns proprietários e gerentes de lojas de tintas querem vender tintas pela internet, no entanto, ainda são poucos aqueles que constroem um plano de marketing para lojas de tintas antes de começar.
Uns por desconhecer como se faz isso, e outros por falta de motivação.
A maioria das lojas de tintas se lançam no marketing digital sem ter qualquer tipo de planejamento e os resultados que vem a seguir são um verdadeiro desastre.
Pois é o planejamento de marketing que define seus objetivos, suas metas e os cronogramas que devem ser seguidos.
O processo de construção de um plano de marketing para loja de tintas é visto por muitos como uma etapa chata, tediosa e muito teórica, por isso é muitas vezes ignorado ou deixado em segundo plano (ou nunca mais).
Pessoalmente, concordo que colocar a mão na massa é bem mais interessante e desafiador, no entanto, começar a investir em marketing sem ter um planejamento estratégico é como atravessar a rua de olhos vendados, uma hora ou outra você será atropelado.
Ao construir um plano de marketing para lojas de tintas você navega em águas seguras, pois saberá exatamente o que fazer e com quem você estará lutando.
Para ajudar você a ter sucesso nessa etapa, nós da Rampe Marketing, elaboramos um passo a passo reunindo os principais elementos que você deve incluir para construir um plano de marketing para lojas de tintas.
Se você quer aprender a construir um plano de marketing de sucesso para sua loja de tintas, leia atentamente este GUIA que desenvolvemos e faça as anotações dos pontos que mais chamaram sua atenção, adaptando isso à sua realidade, é claro.
Uma recomendação fundamental para quem deseja construir um plano de marketing para lojas de tintas, é antes de tudo, ter objetivos claros.
Ao preparar um objetivo você deve deixar claro o que deseja obter através das suas ações de marketing para que seu planejamento tenha foco objetivo.
Outra coisa que você não pode deixar de fora de um plano de marketing para lojas de tintas são as metas a serem alcançadas, para que sejamos capazes de definir as métricas e KPIs aplicáveis a cada caso.
Uma das etapas mais críticas para quem vai criar um plano de marketing para lojas de tintas é a de pesquisa das características do público-alvo.
Atualmente o Instagram, TikTok, Google e várias outras ferramentas demonstram com exatidão qual é perfil dos seus visitantes.
Estabelecer prazos para cumprir também é fundamental, já que devido ao volume de trabalho envolvido em qualquer campanha de marketing digital, seu tempo pode facilmente ser roubado.
Através dessa análise, nós somos capazes de traçar o perfil de um determinado público e dessa forma adaptar a nossa linguagem e o conteúdo que pretendemos produzir.
Entre outras plataformas.
Depois de definir seu público-alvo, crie uma Persona de Marketing, ou seja, um personagem semi-fictício que possui todas as características do seu cliente real.
Como você espera construir um plano de marketing para lojas de tintas se você não conhece a fundo o público que você deseja impactar?
Outra dica importante para quem deseja construir um plano de marketing para lojas de tintas, é deixar bem claro quais serão as suas principais estratégias de marketing.
Dependendo do segmento em que você estiver trabalhando, algumas estratégias funcionam melhor do que outras. Por exemplo: tintas residenciais e automotivas se saem muito bem utilizando o marketing nas redes sociais.
Para segmentos que atendem a uma necessidade, ou seja, que oferecem produtos ou serviços que às vezes as pessoas não sabem onde encontrar, o marketing de busca tende a trazer resultados melhores.
As opções para divulgação da loja de tintas na Internet em 2025 são muitas e é preciso, logo no início desse projeto, definir quais serão os canais mais apropriados para cada tipo de campanha em função do público-alvo que você pretende atingir.
Por mais que exista uma variedade de redes sociais para divulgar loja de tintas, isso não significa que você deva utilizar todos eles.
Você deve usar apenas aqueles que, por suas características, têm potencial para gerar tráfego qualificado para o seu site, WhatsApp ou redes sociais.
Você pode usar uma variedade de canais no início de uma campanha de tráfego pago, por exemplo, mas deve olhar de perto para identificar quais deles não estão gerando tráfego ou conversão relevante, e então descartá-los.
O investimento em marketing digital precisa estar focado em resultados e como construir um plano de marketing é também otimizar recursos, é importante que você se concentre nos canais que trazem maior retorno.
Para vender tintas em 2025 você não pode ser mais um amador, por isso, um dos pontos que você deve destacar no seu plano de marketing é justamente o da capacitação técnica da equipe.
Como construir umplano de marketing para lojas de tintas e colocar ele para rodar sem gente capacitada para atender os clientes?
Não combina né?
Hoje em dia, qualquer ferramenta de marketing online requer treinamento e técnica. Por isso, é essencial que a sua equipe esteja capacitada para utilizá-los.
Alguns empresários do segmento se sentem tentados a entregar o seu marketing digital nas mãos do “rapaz da informática que manja um pouco de Internet”, e depois não entendem o verdadeiro motivo do fracasso de suas campanhas.
Não é que o rapaz da informática não possa cuidar do marketing para sua loja de tintas. Porém, você não concorda que a prioridade dele é a informática e não marketing?
Caso contrário ele estaria trabalhando com marketing e não com informática.
Não existe mais espaço para amadorismo e improvisação no marketing digital para loja de tintas em 2025.
Saber como navegar na Internet é uma coisa.
Agora, entender como construir um plano de marketing para lojas de tintas, implementá-lo com profissionalismo e monitorar os resultados da forma certa é uma coisa completamente diferente.
Nessa parte, a Rampe Marketing fornece treinamento adequado para o vendedor de tintas, com objetivo de ajudá-lo a entender como utilizar cada ferramenta e ter um processo de vendas bem organizado.
Diferente dos demais players do marketing, nós orientamos os nossos clientes e capacitamos a sua equipe de acordo com a sua necessidade.
Não adianta oferecer treinamento de tráfego pago quando seu vendedor precisa aprender a prospectar, então nós não desperdiçamos o tempo dos nossos clientes.
Com pouco mais de 23 anos de experiência em vendas (21 só de tintas), pude desenvolver, atualizar e aperfeiçoar treinamentos buscando atualizar os vendedores de tintas para atenderem a demanda de clientes que o marketing é capaz de gerar.
Sem respeitar essa etapa, você falha e nem percebe.
Como construir um plano de marketing para lojas de tintas em 2025 passa pela produção de conteúdo, é preciso definir isso como uma prioridade.
A comunicação parte do princípio da afinidade de interesses e por isso nós precisamos desenvolver um conteúdo que crie um ponto de contato entre a sua empresa e o público que iremos impactar.
O consumidor moderno pesquisa no Google, ChatGPT, navega nas redes sociais e lê as avaliações do Google antes de comprar qualquer coisa, e essa informação precisa ter qualidade e ser facilmente encontrada.
Antes de qualquer oferta, você precisa disponibilizar conteúdo informativo, como em blogs, por exemplo. Mas coisas úteis, não postar por postar.
Um dos maiores erros de marketing digital para loja de tintas é justamente não ter um conteúdo de qualidade em seu site ou suas redes sociais para poder iniciar o relacionamento com seus clientes em potencial.
Além disso, produzir conteúdo pode poupar o tempo dos seus vendedores.
Pense comigo, porque fazer seu vendedor de tintas perder tempo explicando as diferenças entre tintas, quando você pode fazer um vídeo ou produzir um conteúdo que faça isso?
“Time is Money”
O tempo que o vendedor da sua loja de tintas investe explicando sobre o produto, ele poderia estar prospectando e atraindo clientes para sua loja de tintas.
Definir um cronograma de ações é fundamental para criar intensidade no marketing digital da sua loja de tintas e dessa forma potencializar cada canal.
No marketing digital moderno, existe uma sintonia muito grande entre os canais e explorar esse potencial é muito importante para o seu sucesso.
Tudo precisa estar alinhado em termos de veiculação.
O marketing digital atualmente é composto por uma sequência de ações e por isso é preciso ter todos os passos bem definidos e cronometrados para que essas ações não acabem por terra e percam seu verdadeiro potencial.
Se você quer aprender como construir um plano de marketing para lojas de tintas em 2025, uma das coisas que precisa ficar claro é que não existem ações isoladas.
Antes de pensar em construir um plano de marketing para loja de tintas, é preciso definir como essas ações online serão acompanhadas e verificadas em termos de resultados.
Para isso é necessário definir quais as ferramentas de monitoramento, como as ferramentas do Google Marketing Platform, por exemplo, serão utilizadas para mensurar os resultados.
No caso de mídias sociais, você também precisa definir qual será a ferramenta utilizada para acompanhar as menções e outras métricas que são específicas para essa categoria.
No caso de mídias sociais, você também precisa definir qual será a ferramenta utilizada para acompanhar as menções e outras métricas que são específicas para essa categoria.
O Google Analytics é uma ferramenta bem completa, mas não é o suficiente para acompanhamento, por exemplo, de engajamento nas redes sociais.
Como você percebeu, construir um plano de marketing para loja de tintas em 2025 é uma tarefa trabalhosa, demorada, e que exige atenção, pelo menos a primeira vez. Mas cada passo é importante para que você alcance os resultados desejados.
O planejamento é fundamental em qualquer loja de tintas e no marketing digital não é nada diferente.
Esse é um assunto que não dá para resumir em um único artigo, por mais detalhado que ele seja, sugiro que você expanda sua visão sobre os diversos canais de marketing digital.
Agora que você aprendeu como elaborar um poderoso plano de marketing para sua loja de tintas, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a atrair potenciais compradores interessados em comprar suas tintas.
Fundador da Rampe, trabalha com tintas desde 2003. Foi vendedor, coordenador e gerente de vendas. Atuou em empresas como WEG S/A, Axalta S/A, tintas abc, bela tintas, industria tempo, entre outras. Estudou química, processos gerenciais e estuda e executa projetos de marketing há 12 anos.
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