Os 3 segredos de sucesso do Vendedor de tintas.

Introdução

Alguns vendedores de tintas de sucesso guardam segredos que levam para o túmulo.

Especialmente aqueles segredos que os fizeram ter sucesso no passado.

Porém, como somos adultos e não vivemos de verdades do passado, sabemos que a forma de vender tintas mudou drasticamente nos últimos anos.

Técnicas de vendas que funcionavam no passado, parecem não funcionar mais nos dias atuais.

A forma do consumidor comprar, os produtos, os canais digitais.

Tudo isso obrigou o vendedor de tintas a rever sua forma de vender, especialmente em 2024.

No entanto, existem premissas básicas que devemos carregar conosco, mesmo que pareçam ultrapassadas. Portanto, hoje vou compartilhar 3 segredos de sucesso do vendedor de tintas.

Aquilo que utilizei ao longo dos meus 20 anos atuando no setor de tintas.

Segredos que mudaram o meu jogo e agora vão mudar o seu.

Quer saber quais são esses 3 segredos?

Então devore este artigo.

O primeiro passo para ser um vendedor de tintas de sucesso em 2024 é estar ciente de que bons vendedores não evoluem apenas pela quantidade de vendas que fazem.

E sim pela qualidade com que fazem essas vendas.

Ainda mais hoje em dia onde a venda começa pela internet.

Chamamos essa jornada de Omnichannel. Ou seja, a pessoa começa a pesquisar no Google, Bing ou no ChatGPT (Inteligência artificial) pelo seu produto.

Se a sua loja de tintas tiver um site, loja virtual ou existir na internet, você vai aparecer. E se você tiver uma boa página na internet, a pessoa vai clicar no botão do site e entrar em contato com o vendedor da loja.

Entenda uma coisa, boas experiências sempre garantem que os clientes saiam satisfeitos e retornem para fazer novas compras na sua loja de tintas.

Não importa em qual canal você venda suas tintas, seja no balcão, telefone ou no formato Omnichannel, onde todos os canais estão integrados:

  • E-commerce;
  • Telefone;
  • Balcão.

Pronto para descobrir os 3 segredos para alcançar o sucesso?

Ah, já estava me esquecendo. Coloque em prática tudo que você aprender neste artigo, ele é fruto da minha experiência pessoal.

Sumário

1. Defina metas alcançáveis.

Metas são fundamentais para qualquer vendedor de tintas sobreviver e realizar seus sonhos. Sem isso você é como um návio a deriva.

Metas não servem apenas para monitorar o seu desempenho como vendedor, mas para ajudar o seu gestor a diagnosticar gargalos e melhorar a operação de vendas na loja de tintas.

Comecei a vender tintas em 2003, então aprendi na prática que não adianta estabelecer metas que os membros da equipe não sejam capazes de cumprir, ou que a loja não tenha capacidade de vender.

Um exemplo é abrir uma loja ou ir trabalhar para vender tinta:

Onde existe um público consome apenas tintas:

Além disso, o alcance da meta de vendas da sua loja de tintas vai depender de outros 4 fatores:

  1. da sua entrega;
  2. dos seus fornecedores;
  3. sua capacidade de manter condições comerciais;
  4. e do seu pós-venda.

Se ouver falhas na execuçã de  qualquer um desses 4 fatores, os objetivos da loja estarão comprometidos e você não conseguirá alcançar o seu objetivo.

Portanto, o atingimento de uma meta não depende só do vendedor.

Por essa razão, não adianta estabelecer metas que qualquer membro da equipe não seja capaz de atingir.

Isso pode causar um grande estresse, e trazer um forte sentimento de frustração para o vendedor. Francamente, se fizer isso com um vendedor de tintas de alta performance, a loja perde o vendedor.

Isso pode desmotivar todos os membros que, quando bem orientados, podem trazer resultados incríveis em vendas para a loja de tintas.

Então, como definir boas metas para 2024?

Boas metas são alcançáveis. 

Elas trazem adrenalina para o cotidiano da sua empresa.

Mostram que não basta se tornar um bom vendedor de tintas, é preciso ser capaz de atingir metas e entregar resultados.

Uma maneira inteligente de estabelecer metas para um vendedor de tintas de sucesso em 2024 é usando o conceito SMART.

Metas SMART é uma metodologia que auxilia as empresas na definição de metas inteligentes. Essa sigla foi baseada em 5 fatores para conseguir alcançar objetivos estratégicos: 

  • S (Específica);
  • M (Mensurável);
  • A (Atingível);
  • R (Relevante);
  • T (Temporal).

Definir metas pode até parecer uma tarefa fácil, mas é preciso observar.

Porém, as Metas SMART demandam muita observação, estudo, planejamento e execução para ter sucesso.

Assim, é possível aumentar sua produtividade como vendedor ou dos vendedores da sua equipe. Dessa forma, melhore as estratégias e alinhe com os objetivos para elevar os resultados organizacionais.

Acima de tudo, as metas S.M.A.R.T devem surgir do esforço conjunto da equipe de vendas e sua, se for gerente, coordenador, supervisor ou  proprietário da loja.

2. Conheça o produto que você trabalha.

É impossível qualquer vendedor de tintas ter sucesso em vendas em 2024 sem conhecer a fundo o produto que vende. Na minha época (isso entrega minha idade) nós aprendíamos sobre o produto lendo a embalagem.

Você ou seus pais não aprendem a fazer pudim com a receita no verso da caixa de leite moça? Vender tintas não é diferente.

Leita moça é o produto, o pudim é a transformação.

Imagine você indicando o melhor tipo de tinta para o seu cliente. Em seguida ele pinta a superficie e conquista o resultado desejado? 

Por isso um consultor é completamente diferente de um simples atendente.

No segmento de tintas, a sua capacidade de apresentar o produto e provar seu diferencial, podem fazer toda diferença na decisão final de compra do cliente.

Independente do tipo de tinta que você vende.

Seja ela automotiva, residencial ou até mesmo industrial.

É preciso que você ou sua equipe estejam sempre alinhados com todos os detalhes de vendas de tintas. Entendendo o público, produto, diferencial.

Para isso, procure seus fornecedores e busque promover treinamento técnico sobre os produtos que sua loja de tintas trabalha.

Se você é o vendedor, procure treinamentos, leia embalagens e aprenda tudo sobre o produto. Acredite, se você for uma pessoa persistente no setor, vai chegar muito longe e alcançara o sucesso em 2024.

Aprendendo sobre o produto, você aumenta seu repertório, e vai ajudá-lo a eliminar objeções e tirar dúvidas dos clientes, além de:

  • diminuir as devoluções;
  • aumentar o ticket médio;
  • gerar sucesso para o seu cliente.

Um vendedor de tintas precisa estar sempre pronto para eliminar dúvidas sobre os produtos complementares de cada tipo de tinta, se colocar no lugar do cliente e saber ouvir. Se quiser que o pós-venda seja um sucesso.

  • Orientar o cliente se existem catalisadores (A+B);
  • qual tipo de solvente ele deve usar em sua tinta;
  • locais de aplicação adequados ou inadequados;
  • eventuais problemas causados por má utilização.

Quando você tem repertório e conhece o tipo de produto que trabalha, não vão faltar argumentos para mostrar por quê o cliente deveria escolher sua loja ao invés dos concorrentes.

Afinal de contas, é muito mais fácil acreditar em um especialista na hora de escolher a tinta que você deseja comprar, não é mesmo?

3. Tenha um roteiro de vendas imbatível.

Você conta uma história nova para cada cliente que entra em contato com você? Ainda mais hoje em dia...

Em 2024, os clientes brotam de tudo quanto é canto:

  • Loja física Anuncios no Google
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Bing
  • TikTok

Embora vendas não seja uma ciência exata.

Por mais que atender cada tipo de cliente exija jogo de cintura, você precisa de um roteiro de vendas pronto. Isso garante que você seja capaz de medir seu progresso e melhorar seu discurso de vendas.

"O que não pode ser medido, não pode ser melhorado."

Por isso, desenvolver um roteiro de vendas e padronizar seu discurso é fundamental para o seu sucesso como vendedor de tintas.

Um roteiro de vendas deve conter os argumentos e possíveis respostas para questionamentos ou objeções comuns de clientes.

Esse tipo de abordagem é geralmente utilizado por quem faz vendas por WhatsApp, Telefone, ou recebe um alto volume de clientes.

Através de um roteiro de vendas imbatível podemos rastrear os clientes que abriram nossas mensagens e entender o tipo de argumento validado.

Ele visa otimizar o roteiro e entender quando você ou seus colegas vendedores estão com problemas para bater a meta.

O roteiro é fundamental para prever possíveis objeções sobre o produto, vindo dos clientes, e preparar você para contorná-las imediatamente.

Um bom roteiro de vendas deve ser baseado na jornada do cliente, e deve oferecer oportunidades de melhoria contínua.

Se toda vez que você não bate a meta seu chefe faz uma “caça às bruxas” manda esse artigo para ele ler.

E você é o gerente ou proprietário da loja, saiba que o motivo que impede um vendedor de tintas de bater a meta pode ser:

  • falta de padronização das vendas;
  • baixa motivação da equipe;
  • falta de produtos no estoque;
  • metas impossíveis de ser alcançadas;
  • comissões atraentes.

Portanto, é preciso entender a origem do problema e resolvê-lo imediatamente. 

Do ponto de vista do vendedor, procure conversar com seu chefe ou líder e explique o que anda acontecendo e proponha mudanças. 

E se você é o proprietário da loja de tintas, gerente, superviso ou coordenador procure melhorar esses aspectos e converse com sua equipe.

Com um roteiro de vendas imbatível, é possível antecipar problemas que ocorrem na abordagem e no trato com o cliente.

Dessa forma, você garante menores índices de desistência de compra (o que impacta diretamente nas suas metas de vendas!).

Conclusão

Para ser um vendedor de tintas de sucesso em 2024, você precisa estar ciente de que o seu sucesso depende da empresa e de toda sua equipe. Todos devem estar em remando na direção dos mesmos objetivos.

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Patrick Nascimento

Fundador da Rampe, trabalha com tintas desde 2003. Foi vendedor, coordenador e gerente de vendas. Atuou em empresas como WEG S/A, Axalta S/A, tintas abc, bela tintas, industria tempo, entre outras. Estudou química, processos gerenciais e estuda e executa projetos de marketing há 12 anos.

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