Os 3 segredos de sucesso do Vendedor de tintas.

Introdução

Imagine este cenário: um cliente entra na sua loja de tintas, olha ao redor e parece perdido. Ele não sabe exatamente o que precisa, mas tem um problema para resolver.

Talvez seja uma parede com umidade, uma cor que não combina mais com a decoração ou a preocupação com a segurança de uma tinta para pintar o quarto das crianças.

E se você pudesse ajudar esse cliente de uma forma tão personalizada que ele saísse da loja não apenas com um produto, mas com a certeza de que fez a melhor escolha?

Ao longo dos meus 21 anos atuando no setor de tintas, descobri que o sucesso de um vendedor de tintas vai além de técnicas ultrapassadas.

Ainda mais em 2025, onde o uso da inteligência artificial está em alta e o setor de tintas fica cada vez mais digital e competitivo.

Por isso, é preciso se adaptar e dominar 3 segredos para ser um vendedor de tintas de sucesso ainda em 2025.

Neste artigo, vou compartilhar com você esses segredos que transformaram minha carreira e que podem revolucionar a maneira que você vende tintas.

Pronto para descobrir?

Vamos lá!

O primeiro passo para ser um vendedor de tintas de sucesso em 2025 é estar ciente de que bons vendedores não evoluem apenas pela quantidade de vendas que fazem.

E sim pela qualidade com que fazem essas vendas.

Ainda mais hoje em dia onde a venda começa pela internet.

Chamamos essa jornada de Omnichannel. Ou seja, a pessoa começa a pesquisar no Google, Bing ou no ChatGPT (Inteligência artificial) pelo seu produto.

Se a sua loja de tintas tiver um site, loja virtual ou estiver na internet, você vai aparecer.

E se você tiver um bom site na internet, a pessoa vai clicar no botão do site e entrar em contato com o vendedor da loja.

Então o vendedor de tintas pode começar a perguntar o que o cliente precisa.

Entenda uma coisa, boas experiências sempre garantem que os clientes saiam satisfeitos e retornem para fazer novas compras na sua loja de tintas.

Essa experiência de venda de tintas começa na internet.

Não importa em qual canal você venda suas tintas, seja no balcão, telefone ou no formato Omnichannel, onde todos os canais estão integrados:

  • loja virtual
  • Telefone;
  • Balcão (loja física).

Pronto para descobrir os 3 segredos do vendedor de tintas?

Ah, já estava me esquecendo. Coloque em prática tudo que você vai descobrir neste artigo, pois ele é fruto da minha experiência pessoal.

Sumário

1. Defina metas alcançáveis.

Metas são fundamentais para qualquer vendedor de tintas que deseja se tornar um profissional de sucesso. Sem metas você é como um návio a deriva.

Às metas servem tanto para monitorar o seu desempenho como vendedor de tintas, como ajudam o proprietário ou gerente da loja de tintas a diagnosticar problemas e melhorar a operação de vendas na loja de tintas.

Comecei a vender tintas em 2003, então aprendi na prática que não adianta estabelecer metas que o vendedor de tintas não seja capaz de cumprir, ou que a loja não tenha capacidade de vender.

Um exemplo é abrir uma loja ou ir trabalhar para vender tinta residencial:

Onde existe um público consome apenas tintas residenciais:

A diferença entre produtos de primeira e de segunda linha é gritante. Além disso, o alcance da meta de vendas da sua loja de tintas depende de 4 fatores:

  1. Sua Entrega;
  2. Seus Fornecedores;
  3. Suas Condições comerciais;
  4. Seu Pós-venda.

Se você falhar ao colocar em prática qualquer um desses 4 fatores, os objetivos da sua loja de tinta estará comprometido e você não conseguirá bater sua meta.

Portanto, o atingimento de uma meta não depende só do vendedor de tintas.

Por isso, não adianta estabelecer metas que o vendedor de tintas não seja capaz de atingir. Isso causa um grande estresse, e traz um forte sentimento de frustração para o vendedor. E francamente, se fizer isso com um vendedor de tintas de alta performance, a loja perde o vendedor.

Isso pode desmotivar toda equipe, que quando bem orientados, podem trazer resultados incríveis em vendas para sua loja de tintas.

Então, como definir a meta de vendas da loja de tintas em 2025?

Boas metas são alcançáveis. 

Elas trazem uma boa dose de adrenalina para o cotidiano da sua empresa.

Mostram que não basta se tornar um bom vendedor de tintas, é preciso ser capaz de atingir metas e entregar resultados.

Uma maneira inteligente de estabelecer metas para ser um vendedor de tintas de sucesso em 2025 é usando o conceito SMART.

SMART é uma metodologia que auxilia as empresas na definição de metas inteligentes. Essa sigla foi baseada em 5 fatores para conseguir alcançar objetivos estratégicos: 

S (Específica);
M (Mensurável);
A (Atingível);
R (Relevante);
T (Temporal).

Definir metas pode até parecer uma tarefa fácil, mas é preciso observar.

Porém, as Metas SMART demandam muita observação, estudo, planejamento e execução para ter sucesso.

Assim, é possível aumentar a produtividade do vendedor de tintas. Dessa forma, melhore as estratégias e alinhe com os objetivos para elevar os resultados da loja.

As metas S.M.A.R.T devem surgir do esforço conjunto da equipe de vendas, se for gerente, coordenador, supervisor ou proprietário da loja de tintas.

2. Conheça o produto que você trabalha.

É impossível qualquer vendedor de tintas ter sucesso em vendas em 2025 sem conhecer a fundo o produto que vende. Na minha época (isso entrega a minha idade) nós aprendíamos sobre o produto lendo a embalagem.

Você ou seus pais não aprendem a fazer pudim com a receita no verso da caixa de leite condensado? Pois é, vender tintas não é muito diferente, rs.

Leita moça é o produto, e o pudim é a transformação.

Imagine você indicando o melhor tipo de tinta para o seu cliente. Em seguida, ele pinta a superfície e não conquista o resultado desejado? 

Por isso que um bom vendedor de tintas é diferente de um simples atendente.

No segmento de tintas, a sua capacidade de apresentar o produto e provar seu diferencial, podem fazer toda diferença na decisão final de compra do seu cliente.

Independente do tipo de tinta que a sua loja vende.

Seja ela automotiva, residencial ou industrial.

É preciso que você ou sua equipe estejam sempre alinhados com todos os detalhes de vendas de tintas. Entendendo o público, produto, seu diferencial.

Para isso, procure seus fornecedores e busque promover treinamento técnico sobre os produtos que sua loja de tintas trabalha.

Se você é o vendedor de tintas, a melhor forma de aprender tudo sobre tintas é ler sobre os produtos, participar de eventos, conversar com técnicos. Acredite, se você for um vendedor de tintas persistente, você vai alcançar o sucesso e ganhar bem.

Todo vendedor de tintas que aprende sobre o produto que vende, aumenta seu repertório, derruba objeções dos clientes,  além de:

  • Diminuir devoluções de tintas;
  • Aumentar o ticket médio da loja;
  • Geram sucesso para o cliente.

Um vendedor de tintas precisa estar sempre pronto para eliminar dúvidas sobre os produtos complementares de cada tipo de tinta. Precisa saber se colocar no lugar do cliente e saber ouvir.

Isso se quiser que o pós-venda da loja de tintas seja um sucesso.

  • Orientar o cliente se existem catalisadores (A+B);
  • Qual tipo de solvente ou diluente ele deve usar em sua tinta;
  • Locais de aplicação adequados ou inadequados;
  • Eventuais problemas causados por má utilização.

Quando você tem repertório e conhece o tipo de tinta que trabalha, não vão faltar argumentos para mostrar por quê o cliente deveria escolher sua loja de tinta ao invés dos outros  concorrentes.

Afinal de contas, é muito mais fácil acreditar em um especialista na hora de escolher a tinta que você deseja comprar, não é mesmo?

3. Tenha um roteiro de vendas imbatível.

Você conta uma história nova para cada cliente que entra em contato com você? Ainda mais hoje em dia...

Em 2025, os clientes da loja de tinta que vende na internet aparecem de todo lugar:

  • Loja física
  • Anúncios
  • Google
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Bing
  • TikTok

Embora vendas não seja uma ciência exata.

Por mais que atender cada tipo de cliente exija jogo de cintura, você precisa de um roteiro de vendas pronto. Isso garante que você seja capaz de medir seu progresso e melhorar seu discurso de vendas.

"O que não pode ser medido, não pode ser melhorado."

Por isso, desenvolver um roteiro de vendas e padronizar seu discurso é fundamental para o seu sucesso como vendedor de tintas.

Um roteiro de vendas deve conter os argumentos e possíveis respostas para questionamentos ou objeções mais comuns de clientes.

Esse tipo de abordagem é geralmente utilizado por lojas de tintas que fazem vendas por WhatsApp, Telefone, ou que recebem um alto volume de clientes.

Através de um roteiro de vendas, a loja de tintas é capaz de rastrear os clientes que abrem mensagens e entendem o tipo de argumento que se sai melhor.

Ele visa otimizar o roteiro de vendas e entender quando o vendedor de tintas está com problemas para bater a meta.

O roteiro de vendas é fundamental para prever possíveis objeções sobre o produto, vindo dos clientes, e preparar você para contorná-las imediatamente.

Um bom roteiro de vendas deve ser baseado na jornada do cliente, e deve oferecer oportunidades de melhoria contínua.

Se toda vez que você não bate a meta o chefe faz uma “caça às bruxas” é hora de repensar.

O motivo que impede um vendedor de tintas de bater a meta pode ser:

  • Falta de padronização das vendas;
  • Baixa motivação;
  • Falta de produtos no estoque;
  • Metas impossíveis de ser alcançadas;
  • Comissões pouco atraentes (ou nenhuma).

Portanto, é preciso entender a origem do problema e resolvê-lo imediatamente. 

Do ponto de vista do vendedor de tintas, procure conversar com seu chefe ou líder e explique o que anda acontecendo e proponha mudanças. 

E se você é o proprietário da loja de tintas, gerente, supervisor ou coordenador procure melhorar esses aspectos e converse com sua equipe.

Com um roteiro de vendas imbatível, é possível antecipar problemas que ocorrem na abordagem e no trato com o cliente.

Dessa forma, você garante menores índices de desistência de compra (o que impacta diretamente nas suas metas de vendas!).

Utilizando um bom roteiro de vendas e fazendo as perguntas certas, a carreira como vendedor de tintas vai decolar em 2025.

Conclusão

Para ser um vendedor de tintas de sucesso em 2025, você precisa saber perguntar. Além de estar ciente de que o seu sucesso depende da loja de tintas e de toda sua equipe. Todos devem estar em remando na direção dos mesmos objetivos.

Compartilhe nas redes:

Foto de Patrick Nascimento

Patrick Nascimento

Fundador da Rampe, trabalha com tintas desde 2003. Foi vendedor, coordenador e gerente de vendas. Atuou em empresas como WEG S/A, Axalta S/A, tintas abc, bela tintas, industria tempo, entre outras. Estudou química, processos gerenciais e estuda e executa projetos de marketing há 12 anos.

©‎2025 Rampe – Todos os direitos reservados.

Ao continuar em nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saber mais