O cenário digital está evoluindo em um ritmo tão rápido, que muitas vezes fica difícil de acompanhar.
Todos os dias surge uma nova plataforma, um novo canal ou uma nova tendência.
Basta abrir uma janela no site do Google ou Youtube, que um deles vai cuspir alguma nova tendência ou inovação no seu colo.
Por ser do varejo de tintas, tenho certeza que não vai querer ficar de fora das tendências que estão bombando no digital, por isso você precisa DEVORAR esse artigo.
Nele, eu apresento para você pelo menos 5 maneiras brilhantes de vender tintas pela internet. Pode ter certeza que essas são as melhores.
Fazer anúncios na internet é o verdadeiro poder.
Seria incrível ter esse poder nas mãos, não é mesmo?
Só que infelizmente muitos empresários e gerentes do setor de tintas não conseguem ter resultados porque não sabem fazer anúncios para o público certo.
Estão tentando a todo momento, empurrar produtos em pessoas desinteressadas, que não dão a mínima para os produtos que eles vendem.
Para ter resultado e conseguir vender suas tintas através dos anúncios, o segredo é segmentar o público e apresentar a oferta para um público disposto a comprar.
Siga ao menos essas 3 dicas, personalize seus anúncios e entregue ofertas para o público personalizado, tenho certeza que você verá um aumento nas suas vendas.
Menos produtos e mais pessoas, por favor.
Estamos em 2024 e quase todo mundo compra online.
Você pode vender tintas pela internet usando o Shopify, Tray commerce, Loja integrada, ou o Woocommerce do wordpress e a Nuvem Shop.
No entanto, não basta acordar de manhã com o simples desejo de vender tintas no seu e-commerce, é preciso estratégia. Você precisa de um plano de marketing.
Um e-commerce não é igual a um site. Embora o objetivo seja gerar uma ação, ele é menos passivo do que um site.
Logo, suas ações precisam incentivar ainda mais a compra.
E se você não acredita no e-commerce, veja essa matéria valor econômico que revela que o comércio eletrônico vem crescendo desde 2014.
Como mencionei anteriormente, existem plataformas para diferentes bolsos.
Contudo, escolha a opção mais segura, mais estável, e que ofereça mais opções de personalização das técnicas de vendas e integração com outros softwares.
Ter liberdade para integrar sua plataforma com outros softwares, vai ajudar você a conectar sua loja virtual com meios de pagamento, CRM, softwares de automação de marketing, frete e marketplaces.
Evite, no entanto, contratar serviços em plataformas engessadas, que oferecem poucas opções. Também recomendo que contrate uma plataforma com API aberta, caso você precise personalizar sua conexão com algum outro software, poderá fazê-lo de forma simples.
Garanta que as pessoas entrem no seu e-commerce e não saiam sem comprar.
Quando trabalhava em lojas, era comum o cliente fazer um orçamento e querer ir embora, só que nunca deixei ele ir embora sem comprar.
Uma estratégia muito utilizada em diferentes segmentos é o Pop-up. Dessa forma, quando alguém colocar o produto no carrinho ou tentar sair da página sem comprar, você pode tentar reverter isso.
Por exemplo: a pessoa visitou a página do produto, colocou ele no carrinho e saiu sem comprar. Você pode oferecer frete grátis.
Agora, se a pessoa nem colocou o produto no carrinho e está abandonando a página, você pode oferecer um Pop-up com um desconto de 5% ou coisa parecida.
Isso vai garantir que o visitante pense duas vezes antes de sair sem comprar ou deixar seus dados.
Então crie ações personalizadas para captar contatos com esse perfil. Ofereça um preço ou condições personalizadas, que sejam diferentes dos demais.
Faça o omnichannel funcionar
No passado, era muito comum o cliente ter uma experiência de compra diferente em cada um dos canais. Se ele fosse comprar no balcão da sua loja de tintas, ele era atendido de uma forma.
Quando ele fosse comprar por telefone ou na sua loja virtual, também seria atendido diferente.
Por isso, vender tinta online atualmente, exige que, no mínimo, você tenha todos os setores integrados.
Sua equipe precisa receber um treinamento para aprender a lidar com clientes que surgem de diversos canais.
Esses dias eu estava na fila de um depósito de material de construção. Aguardava para comprar um produto enquanto escutava o pessoal de vendas conversar.
Acontece que tinha uma menina reclamando para o colega de trabalho. Ela dizia que um cliente tinha chamado ela no Instagram para perguntar sobre algum produto.
Perplexa com a cara de pau do cliente, ela reclamava dizendo que não tinha obrigação de atender ninguém depois do horário.
Agora, caso o depósito tivesse uma loja virtual ou um perfil no Instagram, o cliente certamente teria visitado o perfil da loja no Instagram.
Infelizmente eles perderam várias vendas.
Para o cliente, não existe hora certa.
Você precisa estar disponível quando ele pode comprar.
Às vezes o tempo que sobra para o cliente é quando você está fechado. Pense nisso.
Você vai querer saber um pouco mais sobre omnichannel, por isso, baixe nosso Guia do usuário omnichannel.
Esse guia vai ajudar você a entender os benefícios de implementar o omnichannel na sua loja e vender mais tinta online.
Para você que deseja vender tintas pela internet e não pode absorver os custos de marketing, uma ótima opção são os marketplaces.
Plataformas de marketplace são:
A própria tintas Coral e a Suvinil se transformaram em grandes marketplaces. Você entra na loja virtual da marca, escolhe o produto, e em seguida eles indicam uma loja.
A vantagem de abrir uma loja em um marketplace é a possibilidade de escala que você conquista.
Em 2015, comecei uma sociedade, uma loja dentro de um grande marketplace.
Começamos sem estoque, uma modalidade que você deve conhecer como Dropshipping. Em pouco tempo estávamos tendo um ótimo faturamento todos os dias.
O segredo para isso ter dado certo foi o teste de produtos novos, pesquisa e otimização dos anúncios para aparecerem em uma boa posição.
Sim. Você leu certo: posição!
A vantagem de abrir uma loja em um marketplace é a possibilidade de escala que você ganha.
Em 2015, pude abrir em sociedade, uma loja dentro de um grande marketplace. Começamos completamente sem estoque, e em pouco tempo estávamos tendo um ótimo faturamento todos os dias.
O segredo para isso ter dado certo foi o teste de produtos novos, pesquisa e otimização dos anúncios para aparecerem em uma boa posição.
Dentro do marketplace, você não precisa ficar preocupado com taxas de pagamento, frete ou toda parte de infraestrutura de uma plataforma. O único valor que você vai gastar é a taxa do anúncio que pode chegar a 20%.
Além da taxa de anúncio, você também precisa pagar de 3 a 5% para sacar o dinheiro das suas vendas no marketplace.
Veja bem, alguns marketplaces são diferentes dos outros, então você poderá ver valores diferentes dos que foram mencionados aqui.
Você pode vender equipamentos, produtos de polimento e coisas leves em marketplace, só é preciso ter cuidado na hora de vender tintas online.
Embora muitas pessoas o façam, vender tinta online e entregar pelos correios é proibido. E se você for fazer isso por conta própria, deverá contratar uma transportadora que esteja habilitada para entregar produtos químicos, que os motoristas tenham MOPP.
Lembre-se que você é responsável pela venda e também pela entrega. Se a regra existe, devemos respeitá-la.
Você também pode segmentar os seus produtos para serem entregues em áreas que você ou sua equipe são capazes de fazê-lo.
Caso você esteja em São Paulo, pode colocar frete para combinar em entregas que incluam São Paulo e região.
Faça um bom trabalho de textos e personalize os anúncios, dessa forma você garantirá que os compradores encontrem os seus produtos.
Entre todas as 5 maneiras brilhantes de vender tintas pela internet, essa é a minha preferida.
Especialmente porque pode ser feita gratuitamente (se você tiver uma boa equipe de SEO).
Segundo o portal Statista, o Google é responsável por mais de 90% das pesquisas na web em todo o mundo
Um bom trabalho de pesquisa de público e perguntas feitas pelo usuário, podem colocar você de frente para um comprador.
E o trabalho do SEO serve para um site, loja virtual ou marketplace.
Por isso, se você estiver pensando em vender tinta online, pense nas palavras-chave que o comprador está buscando.
“Tintas coral em São Paulo”
Como funciona o conceito de palavras-chave para vender tintas pela internet:
“Encontre toda linha de tintas de parede da Coral na (nome da sua loja)”
“Encontre toda linha de tintas automotivas da Lazzuril na (nome da sua loja)”
“Tintas Coral em Jundiaí, encontre toda linha de parede na (nome da sua loja)”
“Tintas Lazzuril em Jundiaí, encontre toda linha de tintas automotivas na (nome da sua loja)”
Você também pode utilizar uma série de outras estratégias para responder a pesquisa feita pelos compradores.
Classificar sua loja no topo Google é um trabalho que você deve fazer diariamente, especialmente por ter concorrentes e os algoritmos estarem mudando todos os dias.
Por mais que você faça anúncios, ainda recomendo que faça um bom trabalho de SEO e procure aparecer nas pesquisas de produtos que você trabalha, exatamente como mencionei antes.
Em alguns meses ou até mesmo semanas, você poderá aparecer para quem busca o tipo de tinta que você vende.
Lembrando que você não precisa de um e-commerce ou estar vendendo através de um grande marketplace para aparecer no Google, basta ter um site bem otimizado que já basta para se classificar.
Enquanto outros investem em tráfego pago para aparecer nas buscas, você pode fazer isso GRATUITAMENTE e vender mais tintas pela internet.
Por fim, uma estratégia pouco conhecida no Brasil e uma realidade nos Estados Unidos, China e outros países.
Por fim, uma estratégia pouco conhecida no Brasil e uma realidade nos Estados Unidos, China e outros países.
No Brasil, a Basf começou a vender as tintas Suvinil através do Live Commerce.
Fizeram durante um tempo, mas parece que não houve continuidade.
Alguém que precisa comprar um produto online, consegue interagir com um vendedor em tempo real e fazer uma compra.
É como se estivesse comprando o produto na loja, só que separado por uma tela.
O vendedor consegue ver e responder sua pergunta, você consegue colocar o produto no carrinho e comprar normalmente. Tudo isso enquanto você tira suas dúvidas em tempo real.
Embora seja uma tendência, imagino que em breve faremos isso pelo Instagram, YouTube ou plataformas próprias.
Neste conteúdo, você aprendeu a usar as 5 melhores fontes de vendas da internet. Entre todas elas, a quinta é uma grande tendência para ficar de olho aqui no Brasil.
Neste conteúdo, você aprendeu a usar as 5 melhores fontes de vendas da internet. Entre todas elas, a quinta é uma grande tendência para ficar de olho aqui no Brasil.
1. Anúncios
2. E-commerce
3. Marketplace
4. Busca orgânica no Google
5. Live commerce
Fundador da Rampe, trabalha com tintas desde 2003. Foi vendedor, coordenador e gerente de vendas. Atuou em empresas como WEG S/A, Axalta S/A, tintas abc, bela tintas, industria tempo, entre outras. Estudou química, processos gerenciais e estuda e executa projetos de marketing há 12 anos.
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