Aprenda “Como divulgar sua loja de tinta automotiva através do marketing digital?”, pretendo esclarecer alguns equívocos comuns propagados por agências de marketing digital e especialistas da área.
Antes de mais nada, é importante deixar bem claro que este artigo não foi gerado pelo ChatGPT ou por qualquer outra inteligência artificial.
Ele é resultado da minha experiência prática, adquirida trabalhando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de tintas, além da experiência em gestão na minha própria empresa de marketing, a Rampe.
Na Rampe, já tivemos a oportunidade de atender clientes em todo Brasil, e em outros dois países.
Ao longo do tempo, escrevi artigos, publiquei livros, ministrei mais de 100 horas de aulas e orientei profissionais do setor.
Portanto, o aprendizado que você vai obter, é fruto de vivências reais.
Além de abordar o marketing digital, meu objetivo é auxiliá-lo na integração do marketing digital com seu ponto de vendas, o (PDV), e na implementação de estratégias eficazes de trade marketing.
Uma coisa é certa: investir em anúncios e marketing digital sem considerar a importância do seu espaço físico seria um erro grave. É fundamental harmonizar essas duas frentes para alcançar o sucesso.
Anunciar sua loja de tinta automotiva é essencial para fazer sua marca ganhar credibilidade e ser notada pelos clientes em potencial.
Ainda mais em 2023, onde as pessoas estão mais acostumadas a comprar tintas pela internet.
A pandemia acelerou o processo de vendas online em muitos anos. Fazendo com que todos nós, consumidores, percebêssemos como é simples comprar tintas ou qualquer outro produto através da internet.
Um simples clique e você recebe a tinta na sua casa. Poupando tempo e trazendo comodidade na hora de comprar.
Eu não sei você, mas pessoalmente, sempre que tô na correria eu gosto de fazer uma comprinha online.
Existem inúmeros benefícios, mas vamos considerar 5 deles:
Ao anunciar sua loja de tintas automotivas na internet, você vai aparecer para pessoas que ainda não te conhecem.
Já ouviu aquele ditado que diz “propaganda é a alma do negócio?” Pois é, ele ainda continua valendo em 2024!
Acredite em mim, atendo vários clientes e muitos deles não são conhecidos pelos próprios vizinhos, você acredita?
O benefício é que uma boa oferta aliada a divulgação online, faz sua tinta automotiva aparecer para pessoas que expressam real interesse em comprar.
Nada daqueles clientes chatos que só entram, perguntam o preço e vão embora.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, divulgar sua loja de tinta automotiva para clientes online pode atrair muitos clientes sedentos de vontade de comprar suas tintas.
O Google chama isso de momento zero da verdade. Alguém que não estava pensando em pintar, de repente, você aparece pra essa pessoa com uma boa oferta.
E pronto, deu match ❤️
A ideia aqui é aparecer no momento certo e com uma boa oferta para esse cliente que está querendo comprar.
Diferente de uma loja física, divulgar sua loja de tinta automotiva pela internet traz muito mais controle e previsibilidade.
No ponto de venda físico muitas vezes não controlamos quem vai entrar na loja para comprar ou fazer um orçamento.
Já na internet, é você quem manda no jogo.
Você consegue saber idade, região, sexo, interesses, região, raio de localização.
Ou seja, você pode configurar uma série de fatores ou até mesmo aparecer para um grupo de pessoas com certos hábitos.
Isso se for fazer anúncios, é claro.
Por exemplo, se você quiser aparecer para um público que só compra artigos de luxo, você pode definir isso em um anúncio.
Seja ele no Google, Instagram ou TikTok.
Bem legal né?
Um outro benefício é atrair um público mais qualificado para você ou sua equipe vender.
Depois de quase 20 anos vendendo tintas, aprendi que quanto mais qualificado é o cliente, maior é a probabilidade da venda rolar.
Reflita, você vende tinta de primeira linha e a sua oferta aparece para clientes que só consomem produtos de segunda linha.
Concorda comigo que suas chances de vender são bem pequenas, não é?
Agora, se você aparecer para o público certo, suas chances de vender aumentam muito.
Fora que o público certo faz a gente economizar tempo e energia. Isso aumenta às chances do sim e diminui aquelas frases como “tô sem dinheiro” ou “seu produto tá caro”.
Em minha trajetória, especialmente depois que me tornei coordenador e gerente de vendas, chegando a liderar 155 vendedores, percebi que não dá para viver sem mensurar os resultados.
Toda semana eu analisava os indicadores das vendas e dos vendedores. Identificando o que poderia ser melhorado, ou se seria necessário ou não uma flexibilização na política comercial.
Eram muitos dados a serem analisados, porém, eles funcionavam como uma bússola para a estratégia de vendas da empresa.
Algumas operações de vendas que gerenciei faturaram 35 milhões de reais, então você pode imaginar o volume de dados envolvidos.
Portanto, acredito piamente que os indicadores são uma bússola de qualquer loja de tinta que queira vender seus produtos com ajuda da internet ou das redes sociais.
Guarde isso: “o que não pode ser medido não pode ser melhorado”.
Resumindo, divulgar lojas de tintas automotivas através do marketing digital em 2024 pode ser uma estratégia poderosa. Oferece alcance amplo, traz um público mais qualificado, gera resultados tangíveis e possibilita que você controle e personalize o público. Esses benefícios podem alavancar as vendas da sua loja de tinta automotiva.
Depois de trabalhar com praticamente todas as marcas de tintas automotivas, Tintas Wanda, Lazzuril, Basf, AkzoNobel, WEG, Axalta, Roberlo, Skylack, PPG, tintas Brazilian, entre várias outras, senti na pele o quanto esse setor é competitivo.
Conforme mencionei no livro que escrevi: o poderoso plano de marketing para sua loja de tintas:
“Para se diferenciar você precisa fazer diferente”
Já que não é possível fazer as mesmas coisas e esperar ter resultados diferentes.
Como mencionei no começo deste artigo, a internet pós pandemia acelerou o processo de vendas de tintas pela internet.
O consumidor está mais consciente da compra e faz uma busca no Google antes de comprar.
E se você não aparece nessa busca, é seu concorrente quem ganha.
Agora, vou revelar algumas estratégias essenciais que podem ajudar você a promover sua loja de tinta automotiva através do marketing digital, com um pouco mais de facilidade.
Estamos em 2024, na era da inteligência artificial, dos chatbots do Manychat e da automação no WhatsApp.
E mesmo assim você ainda não tem um site?
Ter um site otimizado será essencial para sobrevivência da sua loja de tintas automotivas.
Quando o cliente pesquisa pela sua marca no Google ou em outros buscadores, ele pode encontrar e visitar seu site.
Por isso, seu site precisa ser otimizado para aparecer em celulares e computadores.
Especialmente no celular, já que um clique pode fazer você perder uma venda rapidamente.
Seu site precisa ter o conteúdo otimizado para às principais palavras chaves do seu negócio, como “tinta automotiva”, “loja de tintas”.
Isso vai garantir que o seu site apareça quando alguém ficar uma busca nos navegadores no momento zero da verdade.
Vou ser repetitivo, mas convencer você a usar às redes sociais para divulgar sua loja de tintas em 2024, quando a inteligência artificial já está dominando o mundo, parece meio contraintuitivo, você concorda?
E você não precisa reinventar a roda nas redes sociais, ficar fazendo dancinhas ou NPC na rede vizinha não…
Muitos indicam fazer isso, no entanto, é preciso avaliar se faz sentido para sua marca ou não.
Vamos entrar em um tema polêmico por aqui.
Talvez você já tenha investido em anúncios e não teve resultados.
Acredite, aqui na Rampe várias pessoas nos procuram porque não estão tendo resultado com seus anúncios pagos.
Alguns tentam fazer sozinhos e não conseguem ter resultados.
Enquanto outros ficam às margens de agências de marketing que sabem pouco ou quase nada sobre vender tinta automotiva.
Isso porque não se especializam no setor e estão sempre em busca de um novo nicho.
Eles não ligam para você ou para sua loja de tinta automotiva.
E nós dois sabemos que esse setor exige dedicação, conhecimento dos clientes, concorrência e dos produtos.
Portanto, não basta só fazer anúncios.
Depois de quase 20 anos vendendo tintas e viajando por todo Brasil, aprendi que cada estado oferece um desafio.
Alguns produtos têm o tempo de secagem diferente por conta da baixa umidade do ar.
Outros possuem uma carga tributária menor ou impostos diferentes.
E você sabe como aprendi tudo isso?
Vivenciando isso no dia a dia.
Trabalhando em empresas, vendendo produtos.
Ou seja, vender tinta automotiva em São Paulo é diferente de vender tinta automotiva em Manaus, no Mato Grosso, Rio Grande do Sul ou em Santa Catarina.
São estados diferentes, com hábitos diferentes, climas diferentes.
Portanto, é preciso ter uma visão além do óbvio.
É por isso que a Rampe não é apenas uma agência de marketing qualquer, e sim uma agência especializada em marketing para o segmento de tintas.
O que estou revelando para você neste artigo é fruto de 20 anos de experiência na área.
Não basta simplesmente sair apertando botões, é preciso um olhar estratégico e conhecimento do setor. É preciso ter experiência e vivência.
O Facebook Ads, WhatsApp Ads, Instagram Ads e Google Ads são ferramentas incríveis para atrair clientes para sua loja de tinta automotiva, no entanto, é preciso avaliar:
Atualmente existem um monte de pintores bombando nas redes sociais, você já deve ter visto alguns deles, né?
Os restauradores também não estão ficando para trás.
Uma estratégia eficiente para atrair clientes para sua loja de tinta automotiva é fechar aquela “publi” com o pintor ou restaurador pedindo pra ele te marcar no Instagram.
Em um mundo em constante evolução, o modo de vender tintas está passando por uma transformação radical.
Para se destacar em um mercado competitivo, é essencial adotar estratégias de Sell Out que vão além do convencional.
Para finalizar este artigo, apresentarei algumas abordagens inovadoras que podem revolucionar a forma como você impulsiona seu negócio e atrai clientes.
Explore a tendência crescente das vendas por assinatura, mas com um toque pessoal.
Ofereça aos seus clientes a oportunidade de criar sua própria assinatura, escolhendo os produtos que desejam receber regularmente.
Isso não apenas aumenta a fidelidade do cliente, mas também permite uma previsibilidade nas vendas.
Transforme a jornada de compra em um jogo emocionante.
Crie desafios, recompensas e competições para seus clientes, incentivando o engajamento e a compra. Isso não apenas aumenta as vendas, mas também constrói uma comunidade em torno da sua marca.
Utilize análises avançadas e aprendizado de máquina para personalizar a experiência de compra de cada cliente em tempo real.
Ofereça recomendações de produtos altamente relevantes, com base nas preferências e no histórico de compras, tornando a experiência de compra única e personalizada.
Fundador da Rampe, trabalha com tintas desde 2003. Foi vendedor, coordenador e gerente de vendas. Atuou em empresas como WEG S/A, Axalta S/A, tintas abc, bela tintas, industria tempo, entre outras. Estudou química, processos gerenciais e estuda e executa projetos de marketing há 12 anos.
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