Como divulgar sua loja de tinta residencial através do marketing digital?

Como Divulgar Loja de Tintas Residenciais Através do Marketing Digital

Sumário

Introdução

No artigo “Como divulgar sua loja de tinta residencial através do marketing digital?”, pretendo esclarecer alguns equívocos comuns propagados por agências de marketing digital e especialistas da área.

Antes de mais nada, é importante deixar bem claro que este artigo não foi gerado pelo ChatGPT ou por qualquer outra inteligência artificial.

Ele é resultado da minha experiência prática, adquirida trabalhando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de tintas, além da experiência em gestão na minha própria empresa de marketing, a Rampe.

Na Rampe, já tivemos a oportunidade de atender clientes em todo Brasil, e em outros dois países.

Ao longo do tempo, escrevi artigos, publiquei livros, ministrei mais de 100 horas de aulas e orientei profissionais do setor.

Portanto, o aprendizado que você vai obter, é fruto de vivências reais.

Além de abordar o marketing digital, meu objetivo é auxiliá-lo na integração do marketing digital com seu ponto de vendas, o (PDV), e na implementação de estratégias eficazes de trade marketing.

Uma coisa é certa: investir em anúncios e marketing digital sem considerar a importância do seu espaço físico seria um erro grave. É fundamental harmonizar essas duas frentes para alcançar o sucesso.

Por Que o Marketing Digital é Essencial para Lojas de Tinta em 2025?

Anunciar sua loja de tinta residencial é essencial para fazer sua loja ganhar credibilidade e ser notada pelos clientes em potencial. 

Ainda mais em 2025, onde as pessoas estão mais acostumadas a comprar tintas pela internet ou pelas redes sociais.

A pandemia acelerou o processo de vendas online em muitos anos.

Fazendo com que todos nós, consumidores, percebêssemos como é simples comprar tintas ou qualquer outro produto através da internet.

Um simples clique e você recebe a tinta na sua casa. Poupando tempo e trazendo comodidade na hora de comprar.

Eu não sei você, mas pessoalmente, sempre que tô na correria eu gosto de fazer uma comprinha online.

Quais são os benefícios de divulgar sua loja de tinta residencial na internet?

Existem inúmeros benefícios, mas vamos considerar 5 deles:

Resumindo, divulgar lojas de tintas residenciais através do marketing digital em 2025 pode ser uma estratégia poderosa. Oferece alcance amplo, traz um público mais qualificado, gera resultados tangíveis e possibilita que você controle e personalize o público. Esses benefícios podem alavancar as vendas da sua loja de tinta residencial.

Como impulsionar as vendas da sua loja de tinta residencial através do marketing digital?

Depois de trabalhar com praticamente todas as marcas de tintas residenciais, Suvinil, Lukscolor, Tintas Coral, Tintas Eucatex, Sherwin Williams entre várias outras, senti na pele o quanto esse setor é competitivo.

Gosto de dizer: 

“Para se diferenciar você precisa fazer diferente”

Já que não é possível fazer as mesmas coisas e esperar ter resultados diferentes.

Como mencionei no começo deste artigo, a internet pós pandemia acelerou o processo de vendas de tintas pela internet.

O consumidor está mais consciente da compra e faz uma busca no Google antes de comprar.

E se você não aparece nessa busca, é seu concorrente quem ganha.

Agora, vou revelar algumas estratégias essenciais que podem ajudar você a promover sua loja de tinta residencial através do marketing digital, com um pouco mais de facilidade.

Tenha um site otimizado

Estamos em 2025, na era da inteligência artificial, dos chatbots do Manychat e da automação no WhatsApp.

Ah, e se você quiser criar um chatbot para responder o direct do seu instagram o automatizar seu WhatsApp, nós conseguimos 30% de desconto para você nos 3 primeiros meses de manychat.

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Continuando…

Ter um site otimizado será essencial para sobrevivência da sua loja de tinta residencial em 2025.

Quando o cliente pesquisa pela sua loja de tinta residencial no Google ou em outros navegadores, ele vai visitar seu site.

Esse site precisa ser otimizado para aparecer em celular e computadores.

Especialmente no celular, já que um clique pode fazer você perder uma venda rapidamente.

Seu site precisa ter o conteúdo otimizado para às principais palavras chaves do seu negócio, como “tinta residencial”, “loja de tintas”.

Isso vai garantir que o seu site apareça quando alguém ficar uma busca nos navegadores no momento zero da verdade.

Use as redes sociais

Vou ser repetitivo, mas convencer você a usar às redes sociais para divulgar sua loja de tinta em 2025, quando a inteligência artificial já está dominando o mundo, parece meio contraintuitivo, não é?

E você não precisa reinventar a roda nas redes sociais, ficar fazendo dancinhas ou NPC na rede vizinha não…

Muitos indicam fazer isso, no entanto, é preciso avaliar se faz sentido para sua marca ou não.

Invista em tráfego pago

Vamos entrar em um tema polêmico por aqui.

Talvez você já tenha investido em anúncios no Google e no Instagram, e mesmo assim não teve resultados.

Acredite, aqui na Rampe várias pessoas nos procuram porque não estão tendo resultado com seus anúncios pagos.

Alguns tentam fazer sozinhos e não conseguem ter resultados.

Enquanto outros ficam às margens de agências de marketing que sabem pouco ou quase nada sobre marketing para loja de tinta.

Isso porque não se especializam no setor e estão sempre em busca de um novo nicho.

Eles não ligam para você ou para sua loja de tinta residencial.

E nós dois sabemos que esse setor exige dedicação, conhecimento dos clientes, concorrência e dos produtos.

Portanto, não basta só fazer anúncios.

Depois de 21 anos vendendo tintas e viajando por todo Brasil, aprendi que cada estado oferece um desafio.

Alguns produtos têm o tempo de secagem diferente por conta da baixa umidade do ar.

Outros possuem uma carga tributária menor ou impostos diferentes.

E você sabe como aprendi tudo isso?

Vivenciando isso no dia a dia.

Trabalhando em empresas, vendendo produtos.

Ou seja, vender tinta residencial em São Paulo é diferente de vender tinta residencial em Manaus, no Mato Grosso, Rio Grande do Sul ou em Santa Catarina.

São estados diferentes, com hábitos diferentes, climas diferentes.

Portanto, é preciso ter uma visão além do óbvio.

É por isso que a Rampe não é apenas uma agência de marketing qualquer, e sim uma agência especializada em marketing para o segmento de tintas.

O que estou revelando para você neste artigo é fruto de 21 anos de experiência na área.

Não basta simplesmente sair apertando botões, é preciso um olhar estratégico e conhecimento do setor. É preciso ter experiência e vivência.

Anunciar sua loja de tintas através do Facebook Ads, WhatsApp Ads, Instagram Ads e Google Ads é fundamental para atrair clientes, no entanto, antes disso é preciso avaliar 5 etapas para não perder o controle das vendas:

  1. Ruptura de estoque;
  2. Concorrência;
  3. Tempo de entrega;
  4. Processo de vendas;
  5. Atendimento.

Invista em parcerias com pintores e decoradores

Atualmente existem um monte de pintores bombando nas redes sociais, você já deve ter visto alguns deles, né?

Os arquitetos também não estão ficando para trás.

Uma estratégia eficiente para atrair clientes para sua loja de tinta residencial é fechar aquela “publi” com o pintor ou escritório de arquitetura pedindo pra ele te marcar no Instagram.

Massa né?
 
De preferência ele aplicando produto e mostrando pros clientes que a tinta tem boa cobertura, é fácil de usar, não fede, não respinga….
 

Sell Out Inovador: Impulsione suas Vendas de Tinta Residencial

Em um mundo em constante evolução, o modo de vender tintas está passando por uma transformação radical.

Não é só a internet e a inteligência artificial.

Por isso, para se destacar em um mercado competitivo, é essencial adotar estratégias de Sell Out que vão além do convencional.

Para finalizar este artigo, apresentarei algumas abordagens inovadoras que podem revolucionar a forma como você vende na sua loja de tintas:

Conclusão

Divulgar sua loja de tinta residencial utilizando o marketing digital é uma maneira eficaz de se destacar em um segmento de tanta competição.

Ao construir um site otimizado, aparecer nas buscas do Google, investir em SEO, utilizar às redes sociais, investir em anúncios pagos ou fechar aquela parceria “chave” com pintores ou escritórios de arquitetura, você aumenta a visibilidade da sua loja de tinta residencial e melhora suas estratégias de Sell Out.
 
Já que essas ações podem ser consideradas estratégias de Sell Out.

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Foto de Patrick Nascimento

Patrick Nascimento

Fundador da Rampe, trabalha com tintas desde 2003. Foi vendedor, coordenador e gerente de vendas. Atuou em empresas como WEG S/A, Axalta S/A, tintas abc, bela tintas, industria tempo, entre outras. Estudou química, processos gerenciais e estuda e executa projetos de marketing há 12 anos.

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