Melhores estratégias para Vender Tintas em 2026

Como Divulgar Loja de Tintas Através do Marketing Digital

Sumário

Introdução

Vender tintas online em 2026 pode parecer desafiador por se tratar de um produto físico, mas com as estratégias certas, você pode triplicar suas vendas. Pessoas que compram tintas pela internet buscam comodidade, preço e cores personalizadas. Por isso, vou dividir com você algumas estratégias para aumentar às vendas da sua loja de tintas na internet.

1. Criar um site (Sim, isso ainda funciona)

Ter um site bonito é como ter uma loja de tintas com a fachada linda e com o ponto de vendas organizado – sua vitrine. Ele precisa carregar rápido, vender sem enrolação o que o consumidor precisa comprar, e ser acessível para celulares. Se estivermos falando de uma loja virtual, os produtos precisam estar separados por categorias.

Inclua descrições com textos bem feitos, e não uma ficha técnica. Aproveite para tirar fotos de alta qualidade dos seus produtos, inclua vídeos e lembre-se que vivemos a era social.

Invista em um site otimizado para AEO e cadastre sua loja de tintas no Google Meu Negócio. Isso vai ajudar a atrair clientes locais e aumentar a credibilidade da sua loja.

2. AEO (Conversando com o ChatGPT, Alexa e Siri)

Vivemos na era da inteligência artificial generativa. Até 2025, o marketing digital da sua loja de tintas utilizava SEO. Atualmente, às pessoas usam o ChatGPT, Gemini, Siri, Alexa e outras inteligências artificiais para considerar a compra de um produto.

Conversar por voz se tornou um hábito comum no nosso dia a dia. Por isso, manter um site otimizado pode destacar seu negócio nos resultados das IAs.

3. Utilize as redes sociais (mas com moderação)

Embora as redes sociais sejam um terreno fértil, capaz de atrair clientes e divulgar seus produtos, a concorrência é grande.

Produzir um bom conteúdo no Instagram é simples atualmente.

E o que ressuscita um perfil em sono profundo é a conexão verdadeira com as pessoas, não o uso de hashtags.

Sua audiência pode estar no TikTok, Instagram ou Facebook. Por isso, escolha a plataforma e produza conteúdo nela.

Antes, planeje o que vai escrever, pois o público está saturado de conteúdos artificiais gerados por IA em vez de criados por seres humanos.

4. Anúncios Pagos (o dreno de recursos)

Você balança uma árvore e cai uma dúzia de anúncios de agências e gestores de tráfego prometendo dobrar, triplicar ou até quadruplicar o faturamento da sua loja de tintas.

Embora a maioria dessas promessas seja falsa, investir em anúncios pode aumentar significativamente a visibilidade da sua loja.

Contrate alguém que ainda saiba rodar um anúncio e otimizar uma campanha sem deixar que a inteligência artificial drene todo seu dinheiro.

O Google Ads é a plataforma ideal para alcançar clientes prontos para comprar da sua loja de tintas. Você pode exibir anúncios na rede de pesquisa, no YouTube ou em sites relacionados.

O Instagram e outras plataformas são ótimas para você aparecer para quem visitou o seu site, seu perfil do instagram e para se relacionar com pessoas que ainda não estão prontas para comprar.

5. Descontos e Promoções (Use com moderação)

Embora os descontos e as promoções sejam excelentes para atrair novos clientes ou fidelizar os antigos, eles podem ser perigosos.

Para os clientes recorrentes da sua loja de tintas, ofereça um preço que não prejudique a sua margem. Para clientes novos, disponibilize um desconto na primeira compra.

Além disso, considere benefícios como frete grátis, parcelamento sem juros e desconto por fidelidade.

6. Processo de Compra (Do início ao fim)

Na Rampe, desenhamos o processo de compra.

Não importa o canal de vendas, defina onde a venda começa e onde termina.

Utilize chatbot e inteligência artificial para agilizar o atendimento. Em lojas virtuais, forneça suporte ao vivo e um processo de compra simples.

7. Marketing de Conteúdo (a dopamina do século)

Seu cliente quer conhecer você, sua equipe e saber mais sobre os produtos que sua loja de tintas vende. As redes sociais vão além do post viral e da panfletagem – são ferramentas que preparam futuros clientes.

Ofereça conteúdo útil, interessante e que seja fácil de consumir.

8. E-mail Marketing (continua relevante)

Quando você abre uma conta no banco, para onde vão suas informações? Se você respondeu e-mail, acertou!

Como usuário assíduo de e-mail, faço parte da geração dos millennials.

Embora a gente viva na era do WhatsApp e da inteligência artificial, o e-mail ainda é um canal de vendas muito ativo.

Só não esqueça de segmentar sua lista para enviar e-mails separando clientes por categorias e histórico.

9. Avaliações no Google (Elas Contam Muito)

Ao comprar um produto, sempre consulto as avaliações em qualquer plataforma.

Por isso, incentivar as pessoas a avaliarem sua loja de tintas no final da compra é fundamental.

Isso demonstra que vocês oferecem um excelente atendimento.

10. Atendimento de Qualidade (isso é o mínimo)

Todo mundo aprecia ser atendido com qualidade em uma loja de tintas. Por isso, oriente sua equipe a receber os clientes com um sorriso. Ofereça atendimento eficiente no WhatsApp, nas redes sociais e no telefone.

Conclusão

Vender tintas na internet em 2026 requer estratégias eficazes de marketing digital, atendimento excepcional e credibilidade online. Com essas práticas, sua loja aumentará as vendas e construirá uma base de clientes fiéis. Monitore os resultados das suas campanhas e faça os ajustes necessários para otimizar o desempenho.

Compartilhe nas redes:

Foto de Patrick Nascimento

Patrick Nascimento

Fundador da Rampe, trabalha com tintas desde 2003. Foi vendedor, coordenador e gerente de vendas. Atuou em empresas como WEG S/A, Axalta S/A, tintas abc, bela tintas, industria tempo, entre outras. Estudou química, processos gerenciais e estuda e executa projetos de marketing há 12 anos.

©‎2025 Rampe – Todos os direitos reservados.

Ao continuar em nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saber mais